Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 14 de julho de 2012

Intoxicação alimentar acontece mais em casa que em restaurantes


Levantamento da Secretaria de Saúde de São Paulo mostra que 27% dos casos entre 1998 e 2008 foram causados por alimentos preparados em casa e 24% em restaurantes

Intoxicação alimentar acontece mais em casa que em restaurantes

Uma das primeiras recomendações de médicos e nutricionistas no verão é que as pessoas tomem cuidado ao ingerir alimentos fora de casa. As férias e as altas temperaturas aumentam a frequência das refeições fora e o perigo da ingestão de alimentos estragados. Mas o risco de intoxicação também está em casa. Ao todo, 27% dos casos de intoxicação alimentar registrados pela a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo entre os anos de 1998 e 2008 foram causados por alimentos preparados em casa.

Já porcentagem de casos causados por comida de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais é de 24%. A maior incidência é em escolas, creches e asilos, com 39% dos casos. A Secretaria contabilizou 76.800 casos de intoxicação por água e alimentos neste período. A maior parte 72.500 deles (94,4%) teve diarreia aguda provocada por bactérias, principalmente a Salmonella.

Entre os alimentos mais contaminados com a Salmonella, estão ovos mal cozidos e outras preparações a base de ovos, como a maionese. É importante lembrar que alimentos crus e mal cozidos são mais suscetíveis à contaminação. Fora de casa é bom evitá-los e prestar atenção na higiene do restaurante e de seus funcionários. E, como não estamos livres nem em nossas casas, a Secretária divulgou algumas dicas para a preparação de alimentos:

- Cozinhe, frite ou asse bem os alimentos de origem animal;

- Separe os alimentos limpos e descascados dos demais na hora da preparação. E sempre lave a faca quando mudar de alimento;

- Lave bem as mãos e utensílios de cozinha (inclusive a pia);

- Lave e seque bem utensílios de madeira. Eles são proibidos em restaurantes;

- Lave bem as mãos após chegar da rua, trocar fralda de bebês e pegar animais de estimação;

- Não compre alimentos de origem clandestina. Carnes e vegetais de origem clandestina ou caseira podem conter botulismo;

- Reaqueça os alimentos antes de ingeri-los;

- Guarde sobras de alimentos em potes com tampa na geladeira;

- Lave latas e garrafas com água e sabão;

- Evite preparar alimentos, se estiver doente.

Os principais sintomas da intoxicação alimentar são: febre, vômito, dores de barriga, diarréia. Em casos mais graves ocorrem distúrbios alérgicos e até neurológicos que podem levar à morte.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário