Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 21 de julho de 2012

Nível baixo de testosterona aumenta risco de diabetes em homens


Baixos níveis de testosterona nos homens pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, afirma um estudo da Universidade de Edimburgo.

Os cientistas chegaram a essa conclusão quando descobriram que níveis baixos de testosterona estão ligados a resistência à insulina - principal sintoma do diabetes. A insulina é um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Pesquisas anteriores mostram que a testosterona alterada também aumenta o risco de obesidade, outro fator de risco do diabetes.

O hormônio masculino está presente em todo o corpo e age sobre as células de gordura através de moléculas conhecidas como receptores de andrógenos, que permitem que a testosterona ative genes ligados à obesidade e ao diabetes.

Os pesquisadores fizeram testes em camundongos nos quais a função da testosterona no tecido adiposo foi alterada. Com isso, os animais passaram a ter maior probabilidade de ter resistência à insulina, independentemente do peso, comparados aos camundongos com níveis de testosterona normais.

As descobertas da Universidade de Edimburgo também ajudam a explicar por que os homens mais velhos correm mais risco de desenvolver diabetes, já que os níveis de testosterona caem à medida que envelhecem.

"Nós sabemos que homens com baixos níveis de testosterona estão mais propensos a se tornarem obesos e de desenvolver diabetes. Esse estudo mostra que baixos níveis de testosterona é um fator de risco para diabetes não importando quanto uma pessoa pesa".

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário