Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Suplementos alimentares podem trazer prejuízos à saúde


Adeptos dos à base de creatina devem ter cuidado com o consumo exagerado da substância

Incansáveis buscas para entrar em forma têm trazido prejuízos à saúde. Alguns frequentadores de academias optam pela suplementação para terem respostas mais efetivas. A verdade é que mesmo usando substâncias lícitas e de forte apelo popular entre as academias, os usuários podem estar progressivamente danificando os sistemas do organismo, e um dos principais prejudicados podem ser os rins. 
 
Segundo o presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, João José Andreuchetti de Freitas, não são só os esteróoides e anabolizantes que fazem mal à saúde. Há também opções menos agressivas que, usadas a longo prazo, sobrecarregam os rins.
 
- A creatina, base da maioria dos suplementos, dificulta o diagnóstico do mau funcionamento dos rins. A substância aumenta a creatinina presente no sangue e pode acusar um diagnóstico falso. A pessoa que toma creatina pode ter níveis elevados da substância na corrente circulatória, não por disfunção renal, e sim pelo aporte da substância - afirmou o médico.
 
A creatinina é eliminada pelos rins quando o sistema desempenha suas funções com efetividade. Se os níveis da substância sobem, são facilmente identificados como problemas renais. O uso da creatina pode alterar esses índices e apontar resultados equivocados, além de causar agravamento de problemas renais que o usuário possa ter.
 
- Quando a creatina é ingerida em alta quantidade, pode causar nefrite intesticial aguda, e ainda pode levar a doença renal mais grave. Porém essa droga não é proibida, o grande perigo é quando alguém com alguma doença hepática faz uso de um medicamento como esse, que traz as complicações mais sérias à doença - alertou Freitas.
 
O uso dos suplementos a base de creatina devem ser feitos com parcimônia. É importante que haja uma avaliação anterior ao uso e se mantenha o acompanhamento. Pois a substância não é uma droga que possa indicada e monitorada por um profissional de fisioterapia ou educação física, mas sim por um médico ou nutricionista. Também é necessário exames para descartar complicações hepáticas já existentes e manter equilibradas as demais funções do organismo. 

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário